CONSTELAÇÕES FAMILIARES

A família é o primeiro sistema ao qual pertencemos desde que nascemos. Ao longo da vida vamos estando ligados a outros sistemas como amigos, trabalho, sociedade, bem como muitos outros. No entanto, é com o sistema familiar que mais procuramos estar em harmonia, pois é o nosso sistema de origem e o equilíbrio com este manifesta-se nas restantes áreas da nossa vida. Mas e quando isso não acontece?

As Constelações Sistémicas são uma metodologia criada por Bert Hellinger que defende que os sistemas familiares são regidos por 3 leis naturais às quais chamou Ordens do Amor (Lei do Pertencimento; Lei da Hierarquia; Lei do Equilíbrio). Quando alguma dessas leis é ultrapassada, isso traz consequências de desequilíbrio, desarmonia e bloqueios que se manifestam nos membros da família em diversas áreas da vida como: problemas de saúde física ou mental, problemas nos relacionamentos, dificuldades laborais ou financeiras, etc.

Através das Constelações Familiares podemos olhar com amor e “de fora” para a nossa própria história procurando respeitar de novo essas leis, repondo assim o equilíbrio e a harmonia nas nossas vidas. No fundo este é um trabalho de reconciliação familiar que traz o impulso que nos leva a uma mudança e consequente paz interior.

Como funciona?

Há 3 formas de se participar num Workshop de Constelações Familiares e todas as formas beneficiam os participantes.

Uma forma é assistir. Quem assiste a uma constelação tem a oportunidade de aprender com as histórias familiares dos outros, e ver nelas a sua própria história, percebendo assim, qual é a solução para a mesma.

A segunda forma é como representante de um elemento familiar da pessoa que está a constelar o seu tema. Da mesma forma, o representante tem a oportunidade de sentir o que elemento familiar sente, e assim aprender e perceber que aspetos coincidem com a sua história.

A terceira forma é constelando um tema pessoal, ou seja querer olhar “de fora” para alguma questão da sua própria história e perceber o que está a impedir a sua vida de fluir naturalmente, revelando assim o que está oculto no inconsciente e que impede de avançar.

É uma metodologia em que todos beneficiam, principalmente se a cada tomada de consciência, fizermos a mudança necessária para trazer de volta o equilíbrio.

Vamos Falar De Família: Cada Um No Seu Lugar é um workshop teórico-prático sobre as constelações sistémicas familiares e que nos esclarece sobre a importância de cada elemento da família ocupar o seu devido lugar, pois naturalmente e tantas vezes por amor, proteção ou até mesmo arrogância tomamos o lugar do outro ou o nosso é tomado, não compreendemos porém que essas atitudes podem causar uma série de desafios que se manifestam não apenas na nossa vida familiar, mas também em diversas outras áreas da vida!

Datas & Agenda: em atualização

Workshop de Constelações Familiares | Relacionamentos: Quando é que o amor dá certo? Porque a relação entre “eu e o outro” é uma das áreas mais importantes na vida, finalmente criei este workshop com base nas constelações familiares, onde vamos poder olhar com amor para aquilo que impede um relacionamento de avançar e, assim, encontrar o equilíbrio essencial para que o amor dê certo!

Datas & Agenda: 29 de Junho, 14h30, Espaço CHI. Vê mais aqui.

Este é um processo interno. Essa reconciliação, integração, aceitação, respeito e agradecimento acontece dentro de cada um de nós. Não é necessário ir a correr atrás dos elementos da família. Afinal, por vezes, eles já nem estão presentes fisicamente. O importante é que tudo aconteça dentro de nós. Basta reparar que no caso de uma árvore, quando algum dos ramos se enfraquece, está comprometido o bem-estar de toda a árvore. O mesmo acontece com a nossa árvore genealógica da qual descendemos, basta que algo aconteça em algum elemento (por exemplo a exclusão do pai, ou mãe, irmão, ou outros elementos) e isso acaba por nos enfraquecer. Quando isso é recuperado, ganhamos vitalidade, leveza e a capacidade de viver realmente de acordo com o nosso propósito de vida.