QUANTAS VEZES O ACHARES QUE “DEVIAS” TE IMPEDE DE SER QUEM ÉS?

QUANTAS VEZES O ACHARES QUE “DEVIAS” TE IMPEDE DE SER QUEM ÉS?

Quando era adolescente a minha avó, na melhor das suas intenções, dizia-me que eu devia ser mais isto ou aquilo e por vezes até me comparava:

Devias ser mais arrumada! Devias acordar mais cedo. Devia comer mais isto ou aquilo; devia estar mais calada;  Devias estudar mais, põe os olhos na tua colega!Devia, devia, devia… Começam sempre tão cedo, tantas vezes ainda na infância… “ Devias ser boa menina, devias ser mais generosa, devias portar-te melhor…” Ufa!

Na escola começas a comparar-te e a achar que deverias ser mais uma série de coisas. Olhas para as redes sociais, que acabam por reforçar ainda mais esta perceção! Continuas a crescer e essa voz cresce contigo na tua cabeça e, sem te aperceberes, estás constantemente a achar que estás errada, que nunca és suficiente e deverias ser ou fazer ainda melhor. Afinal, se “devias”, é porque ainda não és ou não fizeste e isso significa que algo está mal contigo!

Mas devias o quê? Para quê? E principalmente para quem?

Se pensarmos bem, há uma grande possibilidade de estarmos a adotar comportamentos que os outros (sejam quem for) acham que seriam melhor para nós. Com o tempo acabamos por aceitar essas perceções como nossas e enquanto não as concretizarmos, continuamos a achar que algo está errado connosco e, se ainda assim concretizarmos algumas, a sensação poderá ser de frustração, porque na nossa essência, esses “devias” não representam quem somos!

Talvez não devas nada a ninguém, nem a ti própria. Talvez tenhas apenas de fazer aquilo que a tua alma e o teu corpo te pedem. Talvez tenhas apenas de descontrair mais, e veres o quão já perfeita és e em vez de “devia”, substituir por “se eu quiser, posso ser ou fazer isto e aquilo”. Aí está a verdadeira questão que te permite ser honesta contigo: Será que realmente queres? E se não quiseres?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s