JASMIM E A VOZ DO FEMININO

JASMIM E A VOZ DO FEMININO

O nome do filme (e do conto) é Aladino, mas sem dúvida que Jasmim ocupa um lugar de personagem principal com uma força incrível num reino dominado pelo masculino. Aliás, é assim que todo o palácio se apresenta, rodeado de soldados, com apenas Jasmim e a sua aia como personagens femininas.

Jasmim apresenta-se como uma mulher destemida, determinada, corajosa e que se sente pronta para assumir o papel de sultana, já que o rei, seu pai, está já velho e cansado. No entanto, não tem a vida facilitada, pois na história do reino nunca houve uma mulher que fosse sultão e, sendo mulher, é difícil ter voz num local onde só os homens podem decidir.

Sendo filha do rei, é suposto que case com um pretende real, assumindo o lugar de mulher do sultão. No entanto, não se identificando com estes princípios,  são várias as vezes em que Jasmim tenta impor a sua vontade, as suas crenças e onde é aconselhada a estar calada – “Mais vale ser vista do que ouvida”, dizem.

A personagem de Jasmim retrata bem o quanto foi retirada “a voz” às mulheres ao longo de séculos. O quanto era suposto aparecer, mas não concordar ou discordar e o quanto difícil foi – e ainda tantas vezes é -, manifestar o seu lugar.

Um dos momentos altos do filme é quando após ter sido mandada calar, mais uma vez, e a caminho de ser presa, Jasmim se revolta a canta “Speechless”, um hino em que manifesta a sua revolta e recusa a ser silenciada… É um dos momentos mais emocionantes do filme, na minha opinião. A letra é imperdível!

A sua incrível força mas ao mesmo tempo o seu amor pelo povo, demonstram este equilíbrio entre a energia masculina e feminina dentro de si… O que a faz tornar-se um orgulho para o seu pai, que muda de ideias e delega o título de sultana à sua filha! Uma novidade completa nesta versão de Aladino, mas uma versão que mostra a mudança dos tempos e honra a mulher também enquanto líder.

Creio que não é fácil em texto descrever como tudo acontece, por isso aconselho a visita ao cinema e para deixar aqui um saborzinho: https://www.youtube.com/watch?v=mw5VIEIvuMI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s