CADA UM NO SEU LUGAR

CADA UM NO SEU LUGAR

Quando, por exemplo, realizamos uma viagem de avião, o nosso lugar é marcado para que saibamos onde nos sentar e mesmo que inicialmente não gostemos muito do lugar porque preferíamos junto à janela, ou ao corredor, não importa… É aquele lugar que nos foi atribuído e é esse que devemos aceitar e respeitar.

O mesmo acontece nas nossas famílias. Nascemos, temos o nosso lugar na família mas tantas vezes procuramos acreditar que o lugar do outro é melhor, ou consideramos que faria mais sentido para nós e para a família se assumíssemos outro posto, sem nos apercebermos que essa pode ser uma ratoeira que interfere com todo o sistema familiar e com a nossa vida em particular!

Quando isto acontece?

Por exemplo, quando assumimos ser pais dos pais, quando tomamos o lugar de um irmão mais velho ou mais novo, quando nos comportamos como pai ou mãe dos nossos companheiros… Não são poucas as situações que me vêm ter às consultas em que por amor ou por arrogância ocupamos um lugar que não é o nosso, sem nos apercebermos das confusões que isso nos oferece.

Não conseguir ter a própria família, ter problemas na relação, querer avançar na vida, seja a nível pessoal ou profissional e não conseguir são algumas das consequências que se podem manifestar quando, em vez de ocuparmos o lugar que nos foi concedido, ocupamos um lugar que não nos estava designado.

Aceitarmos com amor o nosso lugar na família é a solução. Às vezes amamos tanto os nossos pais que queremos compensá-los pelo que nos foi dado e invertemos os papéis, mas o caminho é para a frente, os pais vieram antes e nós viemos depois, eles são os grandes e nós os pequenos perante eles. No relacionamento é importante estarmos em equilíbrio e de igual para igual.

Pequenos passos podem fazer a diferença e trazer um equilíbrio tão procurado na vida nas suas várias áreas.

Procura olhar para ti, para a tua vida e para o teu lugar na família… Que lugar estás a ocupar?

Gostas deste tema? Mais textos virão e podes também vir participar a um workshop de Constelações Familiares (ver aqui).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s