4 FORMAS DE CELEBRARES O SAMHAIN

4 FORMAS DE CELEBRARES O SAMHAIN

DSC00341x - Cópia.jpgEsta data era para os celtas a sua passagem de ano. Uma estação em que se honravam os ancestrais, a noite, a sabedoria das anciãs… Talvez por isso o dia das bruxas esteja associado ao 31 de outubro. As bruxas eram (e são) as mulheres sábias, dotadas de conhecimento, as curandeiras, parteiras, benzedeiras, cozinheiras, transformadoras, eram as nossas avós, bisavós ou tias que simplesmente sabiam das ervas, do corpo, das bênçãos, da vida! São aquelas que nos ensinaram a caminhar pela vida, através da voz da alma e do poder do instinto!

Mais do que uma noite de monstros, esqueletos e vampiros, o Samhain é a noite de transformação, de relembrar que a vida é um ciclo da qual a morte também faz parte e que é tantas vezes preciso deixar morrer o que já não faz parte de nós, o que já não nos serve… Talvez seja esse o maior susto, mas é esse passo que dará depois lugar ao renascer.

– Celebrar e honrar a nossa árvore genealógica – desenha a tua árvore, conecta-te com as tuas raízes, com os teus antepassados. Quando conheces as tuas origens, conheces mais de ti mesma.

– Honrar as anciãs da família – Aquelas mulheres que vieram antes de ti e que tanto sabem, estejam ou não presentes, mas cuja sabedoria e conhecimento perdura nos tempos e que te pode ser transmitida.

– Recolhimento – é a estação da noite, da escuridão, aquela que te conecta à tua sabedoria interior, à intuição, ao conhecimento da alma. Passa tempo contigo, entre mantinhas, sofá, bons livros ou filmes que te façam conhecer mais sobre ti própria. Boa altura para fazer terapia ou estar em partilha.

– Deixa ir – Escreve num papel aquilo que tem de “morrer” em ti ou na tua vida. Crenças, ideias obsoletas, situações, pessoas, características que não te servem mais… Não temas o vazio, permite-te ganhar esse espaço interior para que possas mais tarde receber o novo.

Feliz Samhain, feliz ano novo celta, feliz passagem.

Curso Para Seres Feliz 3ª Edição, mais informações aqui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s