CAMINHO DE SANTIAGO: O QUE APRENDI E LEVO PARA A VIDA #1

CAMINHO DE SANTIAGO: O QUE APRENDI E LEVO PARA A VIDA #1

Não era a primeira vez que realizava o Caminho de Santiago, era antes a terceira. Cada uma delas foi diferente, provavelmente tiveram da minha parte um propósito diferente. Sim, cansa-nos sempre, testa sempre os nossos limites, deixa-nos sempre mazelas ao mesmo tempo em que se segue dia após dia, numa meditação ativa que nos vai limpando a alma e ouvindo aquilo que tantas vezes ela quer expressar mas que com o ritmo diário, tantas vezes não temos tempo para ouvir. Aqui ela fala e fala e tudo aquilo que antes não se via, vai agora ganhando sentido através das respostas que “caem na ficha”. Como dizia Saramago, “É preciso sair da ilha para ver a ilha” e é isso que nos é oferecido quando nos permitimos fazer este caminho de mochila às costas, como quem leva a vida. Através do peso desta vemos o quanto carregamos, o quanto talvez tenhamos de libertar para que tudo se vá tornando mais leve. Ao longo do caminho, num momento de paragem num pequeno café algures, já habituado a receber os peregrinos a cada momento, dizia numa parede “O caminho e a vida têm muito de parecido. Têm subidas e descidas, sofrimentos e alegrias” e o mais importante, acreditem, não é chegar, mas sim o próprio caminho, o processo da jornada e a autodescoberta.

Cada um que o faz terá as suas razões, propósitos e motivações. A maioria não é por promessa ou motivos religiosos, mas sim para encontrar as próprias respostas que estão cá dentro, pois podemos ir em grupo, mas são inúmeros os momentos em que estamos connosco mesmos, ouvindo a nossa voz interior e cada passada nos ensina algo. Aquilo que aprendemos sobre nós e sobre a vida é o melhor tesouro que podemos trazer de cada vez que fazemos o Caminho de Santiago. Será por isso que de vez em quando sinto a apelo de voltar a ir, é quando a minha alma quer aprender mais e passar mais tempo comigo enquanto avanço etapa a etapa e, afinal, como eu digo sempre: Uma vez peregrino, para sempre peregrino.

Desta vez, apesar dos aspetos comuns que naturalmente já fazem parte, também houveram diferenças, pois a maturidade já permite ver aquilo que antes não teríamos capacidade para ver, compreender e integrar. Foram novas aprendizagens, novas lições e uma delas para mim foi particularmente importante: quando te apercebes que mesmo depois de tantas experiências já vividas, tantos cursos realizados e livros lidos, há aquele momento em que a vida te põe à prova. Põe à prova as tuas convicções dando-te assim a oportunidade de conheceres outra perspectiva para aquilo que consideravas dado adquirido. E se por uns instantes sentes um conflito interno, depois agradeces porque algo mais contribuiu para a tua completude!

Este é o primeiro texto de uma série de três sobre esta jornada. Amanhã partilharei contigo as aprendizagens que trouxe desta experiência para a minha vida. No dia seguinte, partilharei então qual foi para mim a maior aprendizagem de todas! Convido-te a ficares por aí, a acompanhares esta pequena série e espero que te possa inspirar, pois as aprendizagens do caminho são aprendizagens da vida e, quem sabe, até te motivas a pegar na mochila e a iniciares tu também esta experiência.

Até amanhã!

Parte 2 e Parte 3 deste artigo. 

Muda a tua vida, procura ser mais feliz: Novo Curso Para Seres Feliz – 8 semanas ONLINE com Filipa Martinho, sabe mais aqui.

Filipa Martinho – Consultas de desenvolvimento humano de carácter pessoal, orientação e aconselhamento via Skype. Cursos e workshops de autoconhecimento presenciais e online. Sabe mais aqui. Queres agendar uma consulta ou participar numa formação? Entra em contacto por aqui.

 

One thought on “CAMINHO DE SANTIAGO: O QUE APRENDI E LEVO PARA A VIDA #1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s