SUGESTÕES PARA SERES MAIS FELIZ

SUGESTÕES PARA SERES MAIS FELIZ

SONY DSCEste dia internacional da felicidade não pode de forma alguma passar indiferente. Porque, no fundo, passamos a nossa vida numa espécie de saga em busca da felicidade, mas Gandhi dizia “não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é já o caminho.” Então, partindo deste pressuposto, talvez a felicidade não esteja ao virar da esquina, mas sim no lugar onde tu estás agora, bem dentro de ti. Talvez seja apenas necessário estares disponível a alterar a forma como pensas e alguns comportamentos para que a felicidade se possa tornar um estilo de vida, mais do que apenas um momento isolado.

Quando começar? Agora pois! Adiar para amanhã ou depois aquilo que te pode fazer feliz, é já um impedimento para a mudança. Começa agora, neste preciso momento e onde quer que estejas.

Permite-te mudar

As mesmas fórmulas levam aos mesmos resultados por isso temos de estar disponíveis a mudar. Não só o nosso entorno mas principalmente mudar a nossa vida, começando pelo nosso interior.

Procura ter consciência sobre o que pensas, o que dizes e o que acreditas

Vivemos de tal forma num ritmo de pensamento automático que nem damos atenção ao que realmente estamos a pensar. Muito do que dizes é um reflexo do que pensas, uma sequência de pensamentos automáticos que se reproduzem uma e outra vez e que fazem parte daquilo em que acreditas!

Mas de onde é que isso veio? Será que podes pensar, falar e acreditar em algo diferente que seja mais positivo para ti? Porque não experimentas? Questiona os teus pensamentos, as tuas crenças e verbalizações e se considerares que não são boas para ti, começa simplesmente a substituir por algo que te possa fazer mais sentido.

Será que te queixas demasiado?

Este ponto vem um bocadinho na sequência do anterior. Afinal, de que te queixas e com quem? É esse o teu discurso permanente? Repara que se te queixares demasiado, quem te rodeia vai querer afastar-se de ti, tu mesmo não te aturas! Não há mal nenhum em queixar-se, afinal todos temos dias menos bons e precisamos desabafar, o problema é quando isso se torna um estilo de vida e se apodera de ti. Com quem aprendeste a queixar-te? Será que és mesmo assim? E porque não alterar esse comportamento para um discurso mais alegre? Experimenta!

“Fotografa” bons momentos

Gosto de utilizar esta expressão, “fotografar”! Não é fotografar no sentido literal, é tomar atenção às pequenas coisas que te rodeiam, como se fotografasses o momento com o olhar. Imagina, por exemplo, o sorriso do teu filho, o aroma do café, uma bonita paisagem, o canto de um pássaro, um elogio… Aquelas coisas que habitualmente nem lhe prestas a atenção devida, porque pronto… está! Repara nessas pequenas bênçãos, olha para elas durante 10 segundos e faz três respirações profundas, sente como mereces isso!

Honra e agradece aos teus antepassados

Pode ser em pensamento e de coração. Às vezes as coisas poderiam não ter sido como gostaríamos, mas quanto a isso nada podemos fazer, por isso aceita que tudo fez parte e agradece porque simplesmente é graças a eles que tu estás aqui agora. Foram eles que nos deram a vida! Pacifica-te com isso!

Perdoa e liberta

Ninguém consegue adotar um estilo de vida feliz se guardar rancores! Não podes fazer nada com o teu passado, não o podes mudar, podes sim aprender com ele. Não carregues mais esse peso que só faz abrandar a tua caminhada. Percebe, antes, o que aprendeste com isso e que aspeto positivo aconteceu depois da parte negativa. Isso só aconteceu porque algo não deu certo anteriormente. Liberta!

Gere as tuas emoções

Considero-me uma pessoa otimista, mas não é por isso que por diversos motivos não fico triste, zangada ou com medo. No entanto, não permito que essas emoções me limitem! Quando te sentires triste, zangada ou com medo, procura perceber porque estás assim, fala contigo ou procura alguém para falar para que possas ultrapassar ou gerir o que sentes. E lembra-te, não és as tuas emoções, tu vives as tuas emoções!

Embeleza-te a ti e ao teu dia

Embeleza o teu dia como a ti mesma. Não te justifiques tanto, coloca limites a quem os quiser invadir e, ao mesmo tempo, ultrapassa os teus. Desfruta da vida, de cada momento que é teu. Passeia, viaja, está com os amigos e com a família, namora, dança, medita, oferece-te um presente. Envolve a tua vida de laços e presenteia-te com ela!

Ama-te… porque tu mereces

Só se te amares, te permites sentir que mereces coisas boas na tua vida. Diz que te amas, elogia-te, diz que és capaz, não te critiques, acredita em ti e no teu valor. Aceita os coisas boas que a vida tem para ti, não sintas que é demasiado para o que mereces, porque se a vida oferece, é porque mereces coisas boas! Percebe-as à tua volta, sente apenas gratidão, diz obrigada e sê mais feliz!

Curso Para Seres Feliz – 8 semanas ONLINE com Filipa Martinho, mais informações aqui.

Filipa Martinho – Consultas de desenvolvimento humano de carácter pessoal, orientação e aconselhamento via Skype. Cursos e workshops de autoconhecimento presenciais e online. Sabe mais aqui. Queres agendar uma consulta ou participar numa formação? Entra em contacto por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s