NESTE DIA DA MULHER: AGRADECER E HONRAR

NESTE DIA DA MULHER: AGRADECER E HONRAR

SONY DSC

Agradecer e honrar àquelas que vieram antes de nós

Às que lutaram para que chegássemos onde estamos hoje, que acreditaram nelas mesmas enquanto mulheres sem se permitirem reprimir ou diminuir pelo facto de terem nascido mulheres. Sabiam que estavam a lutar por aquilo que não deveria merecer luta, algo que lhes pertencia por direito. Fizeram-no por elas, fizeram-no por nós e continuam a fazê-lo, não só em outras culturas espalhadas pelo mundo em que a mulher é vista como ser inferior, mas mesmo aqui, onde estamos e onde continuamos a afincar o nosso lugar!

Às que acreditaram que o ensino, a educação e o conhecimento são a melhor arma, aquela que permite o poder da escolha e que nos incentiva a continuar, a sair do marasmo daquilo que nos desfoca e nos transmitem a segurança do tesouro que contêm os livros. Imaginas ao redor do mundo, quantas mulheres ainda lutam pelo ensino, algo que outras mulheres lutaram para que tu tivesses?

Às mulheres maternais, que nos cuidaram, que nos alimentaram, nos maravilharam com o seu conhecimento culinário, que nos afagaram com o seu melhor colo, que tudo o que faziam era com propósito e muito amor. São algumas destas mulheres que tantas vezes deixaram de viver os seus sonhos, para que nós pudéssemos viver os nossos.

Às mulheres mágicas, misteriosas, curandeiras, sábias, mulheres medicina que nos ensinaram a amadurecer indo ao interior de nós mesmas, nos transmitiram conhecimentos sobre as ervas, as plantas, as luas, as marés… Sobre a natureza. Que nos recordaram o poder do instinto e da intuição. Que nos fizeram acreditar que toda a sabedoria está na nossa alma, só temos de nos conectar com ela.

Às que nos mostraram que beleza, sensualidade e prazer são atributos do feminino antes renegado, reprimido, repudiado e insultado! E ensinaram que estes mesmos atributos nos são inerentes, não para agradar o masculino, mas para viver plenamente em nós mesmas. Quando nos sentimos belas, sensuais e prazerosas no nosso interior, isso manifesta-se no mundo exterior enquanto estilo de vida!

Às que defendem a vida, em qualquer forma ou expressão. Mulheres, homens, crianças, animais, plantas, águas, terras. Defendem o que é justo por respeito à vida e a elas mesmas enquanto manifestadoras de vida!

Às mulheres que, conscientes do seu papel, nos fazem acreditar que sim, é possível ser-se esposa e ao mesmo tempo soberana, sem ser subjugada. Que a mulher está em par de igualdade com o homem numa relação, pois só assim podem evoluir juntos e é nesta premissa que existe o equilíbrio numa relação. Agradecer e honrar da mesma forma àquelas que continuam a tentar e que com as suas experiências tantas vezes negativas nos ensinaram o que não aceitar.

Às que nos dizem que no fogo do lar, primeiro reside o lar interno, a chama que está dentro e que nos impulsiona para a vida. Que nos ensinam a não temer a solidão, porque esse conceito não existe quando aprendes a amar-te e a estar contigo mesma!

Agradecer e honrar a todas as mulheres, às nossas antepassadas, que através das suas vivências e experiências nos ensinaram e inspiraram sobre aquilo que não desejamos, mas também aquilo a que aspiramos. Façamos com que aquilo pelo qual elas possam ter passado tenha valido a pena. Quando as honramos e respeitamos, tal como às suas escolhas, assim o fazemos connosco mesmas, aceitando que nos podemos permitir fazer igual ou diferente, sem culpa, sem julgamento, pois cada mulher faz o melhor que sabe e o melhor que pode a cada momento e, com isso, continuamos a evoluir!

Feliz Dia da Mulher!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s