9 FORMAS DE CUIDARES DE TI

9 FORMAS DE CUIDARES DE TI

SONY DSC

Evita pensar em coisas negativas do teu passado

Afinal quando o fazes é viver e reviver uma e outra vez algo que te magoou ou incomodou e isso impede-te de avançar. Como diz no Rei Leão “o passado pode magoar e tu podes fugir dele ou aprender com ele”. Provavelmente foi esse o propósito, aprender. Não é preciso remoer mais, avança!

Sê sincera contigo mesma

Mais do que ser sincero com os outros, é mais importante seres sincera contigo e em cada passo que deres, questionares: “Isto faz-me sentido? Isto faz-me sentir bem?” e não tenhas receio de dizer “sim” ou “não” a ti mesma e aos outros. Quando és sincera contigo, estás a respeitar os teus limites e isso é fundamental.

Confia na tua intuição

Deixa que ela te conduza, a tua intuição é como um gps que te guia em todos os momentos e te mostra qual o verdadeiro caminho. Quantas vezes não te aconteceu aquela sensação de “pois, eu bem sabia… eu senti que devia ser de uma ou outra forma, mas não liguei”? Pois é, a nossa intuição sabe sempre. Toma atenção a essa tua voz interior, vai sempre mostrar-te as melhores soluções.

Não ofereças o teu tempo a quem não faria o mesmo contigo

Tempo é vida. Cada minuto conta. Quando ofereces do teu tempo a alguém, sente que é alguém que realmente o merece pois no fundo, é a tua vida que estás a oferecer e a tua vida tem de ser valorizada. Não o desperdices, nem te desperdices, com quem não faria o mesmo por ti.

Sê amável contigo

Proporciona bons momentos para ti mesma, tira tempo para ti, fala bem de ti, mesmo nos momentos mais desafiantes… Principalmente nesses momentos! Apoia-te e rodeia-te de quem te faz bem. Faz diariamente alguma coisa de que gostes, que seja boa para ti, que te dê prazer.

Acredita

Em ti mesma, na vida, nos teus sonhos. Os desafios serão sempre como testes à tua verdadeira vontade, por isso ultrapassa-os. Lembra-te ao longo da tua vida quantas montanhas já não dobraste, quantos obstáculos tu já ultrapassaste… E estás aqui! Encara e vai em frente, sê ao mesmo tempo paciente, nenhum dia é igual a outro e a cada momento a maré muda e tudo começa a melhorar… Aproveita a corrente!

Abraça a tua complexidade

Sim, és um ser único, perfeito na sua imperfeição, com dias bons e outros menos, com momentos felizes e outros tristes. És alguém que chora, que ri, que se zanga e se alegra, com medos e coragens ao mesmo tempo… Sim, és complexa e por isso completa! Aceita todas essas partes de ti. Aceitares a tua complexidade é amares-te ainda mais!

Agradece

Porque tudo é uma dádiva, a tua vida, tu mesma, as pessoas com quem te cruzas, as aprendizagens, o dia a dia… Absolutamente tudo é uma dádiva! Agradece por tudo o que és e tudo o que te rodeia. Quanto mais agradeces, mais motivos terás para agradecer e perceberás o quanto a tua vida se transforma positivamente.

Ama e Ama-te

Não tenhas receio de amar. O amor não teme, porque o amor quando é sincero sabe que só o simples ato de amar é já uma bênção, afinal quando amas és tu que estás a sentir esse sentimento tão magnífico que é o amor. Não ames por ninguém. Ama apenas por ti, porque te apetece e te faz sentir bem. Ama e ama-te, porque não há nada melhor do que sentires esse amor em direção a ti mesma e veres os milagres a acontecerem à tua volta.

 

Filipa Martinho – Consultas de desenvolvimento humano de carácter pessoal, orientação e aconselhamento online. Sabe mais aqui. Cursos e workshops de autoconhecimento presenciais e online. Sabe mais aqui. Queres agendar uma consulta ou participar numa formação? Entra em contacto por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s