CONFIAR E ACREDITAR. COMO?

CONFIAR E ACREDITAR. COMO?

SONY DSC

Há alturas em que não sabes se tudo vai dar certo ou tudo correrá mal, se deverias escolher um ou outro caminho, em que há os que te incentivam e os que te fazem vacilar, em que tudo está planeado e que no minuto seguinte algo acontece que faz o mundo desabar. É num momento como este em que olhas em volta, envolvida pelos “escombros” daquilo que uma vez foi e… só te resta confiar!

Confiar, acreditar, ter fé. Como se faz isso quando tudo desmoronou e agora tens de recomeçar? E como, quando, por onde, de que forma? Como um furacão, de um momento para o outro, tudo deixa de ser como era antes e a partir de agora tudo se transformará na medida da tua própria transformação!

Não tem de ser uma calamidade, bem pelo contrário, pode ser apenas uma nova oportunidade para começar, fazer outra vez mas agora de forma diferente, porque tu mesma estás diferente… mas, ah! Confiar, acreditar, ter fé? Como?

  • Dá espaço. Do que te envolve, que te possa confundir, procura ter espaço e momentos só para ti, para deixares a poeira assentar, para te começares a reconstruir, para que possas ver “de fora” por onde começar;
  • Percebe o que aprendeste com o que aconteceu. Há sempre um néctar especial para extrair de toda a situação e que te será muito proveitoso para este novo recomeço;
  • Define um plano, o teu plano! Para onde queres ir? O que queres realizar? Quais as tuas metas? Não te limites, porque como dizia o conto “para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”, por isso é importante que escolhas a tua direção;
  • Aceita o processo. Procura ter paciência, seja contigo ou com a situação. A cada passo e a cada dia tudo muda, tudo melhora, mas tudo precisa de tempo para se reestruturar e renovar;
  • Escreve para que te lembres a cada momento das tuas características positivas, aquelas que sempre te levaram longe e que serão os teus pontos fortes para confiar;
  • Não imagines situações que não existem. Imaginar o pior cenário é um dos maiores bloqueios a confiar. É criar um medo desnecessário e não vale a pena colocar energia naquilo que não existe;
  • Imagina e observa antes como te sentes, como se sente o teu corpo quando tudo acontecer ou resolver como tu desejas;
  • Recorda e enumera situações e aspetos da tua vida em que tudo aconteceu como por milagre. A prova de que bastou confiar para que tudo acontecesse. Eu sei que isso te aconteceu várias vezes na vida e agora não será diferente!
  • Se estiveres com pessoas à tua volta, que sejam aquelas que te fazem bem! Aquelas que te animam, que te inspiram e motivam, que confiam às vezes mais do que tu mesma e que sempre te dizem para acreditar!
  • Cuida de ti e faz coisas que te façam sentir bem. Cuida da tua imagem, olha para o espelho e vê a pessoa fabulosa que és, melhora a tua linguagem corporal. Leva-te a passear aos lugares que mais te relaxam, toma o melhor chá ou café, vê o melhor filme, ouve a melhor música, utiliza os melhores cremes, cobre-te com os melhores lençóis, utiliza a melhor loiça, não esperes pelas ocasiões especiais para o fazeres. Afinal, tu já és especial e mereces. Tira momentos para estares apenas em paz, em calma enquanto ouves a tua alma e esta te diz: tudo vai correr bem!
  • Confia. Simplesmente confia na sabedoria da tua alma, da vida, do universo. Sabe que tudo tem um propósito e que coisas novas estão prestes a manifestar!

Lá estou eu com as músicas, um dia faço uma playlist, mas creio que esta tem tudo a ver com o texto de hoje, espero que gostes… Confia! Ouve aqui.

 

Sei bem que por vezes isso de confiar e criar um novo caminho pode não ser tão fácil como gostarias e se sentires que necessitas de um incentivo, apoio ou orientação nesse sentido, fala comigo! Juntas iremos encontrar as melhores estratégias para ultrapassares estes desafios ao longo do caminho e chegares onde desejas!

Filipa Martinho – Consultas de desenvolvimento humano de carácter pessoal, orientação e aconselhamento via Skype ou presencial. Cursos e workshops de autoconhecimento presenciais e online. Sabe mais aqui. Queres agendar uma consulta ou participar numa formação? Entra em contacto por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s