3 LIVROS PARA ABRAÇARES A TUA SOMBRA

3 LIVROS PARA ABRAÇARES A TUA SOMBRA

SONY DSCNão conseguimos evoluir enquanto não nos conhecermos e não nos conhecemos enquanto não integrarmos a nossa luz e a nossa sombra! “Conhecer a tua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros”, Carl Jung.

E o que é isto da sombra? É aquilo do qual não podemos fugir e quanto mais o fizermos mais ela se apodera de nós. São aqueles aspetos nossos que nos custa aceitar, que negamos, reprimimos. Aquilo que dizemos que não somos e projetamos nos outros. São aquelas características que quando vemos nos outros, nos irritam profundamente, porque não queremos aceitar que essas mesmas características também estão dentro de nós e não vale a pena negar, pois só podemos identificar no outro aquilo que também está em nós! E como aceitar e integrar a nossa sombra? Com amor, com coragem e disponibilidade. Imagina que desces a uma cave escura e húmida. Sabes, no entanto, que tudo o que lá está te pertence, mas como não vais lá há imenso tempo, tens receio do que vais encontrar. A escuridão assusta, o cheiro desagradável, o pó denso, teias de aranha, os pequenos barulhos a fazer parecer de que algo está vivo lá dentro… Sabes, mais uma vez, que tudo o que está lá te pertence, porque foste acumulando lá coisas que procuravas ocultar, esquecer, mas tal não é possível e então vai acumulando, ocupando espaço até que um dia a porta rebenta com tanto que guardaste. Então perdes o controlo sobre aquilo que pensavas controlado, as máscaras caem e tu sentes-te completamente a descoberto!

Por isso, se calhar, é melhor ver o que lá está, ir aos poucos trazendo à luz o que vais encontrando. Limpar, tirar o pó, transformar, colocar a brilhar e utilizar a teu favor. O objetivo é tornarmo-nos mais autênticos, responsáveis, deixarmos de projectar. No fundo, tornarmo-nos mais inteiros, sermos quem realmente nascemos para ser… tal como num céu noturno e escuro no qual só assim podemos ver o brilho das estrelas!

Já, por mais que uma vez, sugeri a visualização do documentário “O Efeito Sombra”, mas se quiseres aprofundar um pouco mais, quero deixar-te como sugestão estes livros que poderão apoiar-te nesta autodescoberta:

“A Luz e a Sombra”, Deepack Chopra, Debbie Ford, Marianne Williamson

Estes três excelentes autores são também eles as caras do documentário “O Efeito Sombra”. Neste livro, falam-nos do reconhecimento da nossa sombra, de como integrá-la e, no fundo, na força luminosa que está no nosso lado sombrio, assim nos permitamos descobri-la, seja a nível individual ou colectivo. “A sombra não é um problema a ser resolvido ou um inimigo a ser conquistado, mas sim um campo fértil a ser cultivado. Quando enterramos as mãos nesse solo rico, descobrimos as sementes de quem mais desejamos ser.” Debbie Ford

“Porque as pessoas boas fazem coisas más”, Debbie Ford

Título sugestivo este, não? Conheces alguém assim? Conheces-te assim em determinados momentos e situações? Claro, quando nos consideramos “bons” mas reprimimos aspetos nossos que não gostamos e aceitamos, a tendência é precisamente essa: na mínima situação, “salta a tampa” e parece que desconhecemos quem somos nesse momento, como se algo se apoderasse de nós. “Acha que por vezes se torna o seu pior inimigo?” pergunta este livro.

Debbie Ford foi sem dúvida uma expert nesta área e daí este livro ser também da sua autoria. Aqui ela explica-nos de como reprimir determinados aspetos e emoções pode originar comportamentos destrutivos para connosco próprios e de que forma podemos desenvolver a descoberta no nosso verdadeiro eu, mais autêntico.

“A coragem de ser imperfeito”, Brené Brown

Um livro diferente, com um título desde logo reconfortante. Afinal vivemos numa sociedade com a ditadura da perfeição e que, de alguma forma, nos faz sentir pressionados a reprimir aspetos nossos que não se enquadram nos padrões sociais. No entanto, ao mesmo tempo, se nos fecharmos ao que não queremos, estamos a fechar as portas à vida. “A coragem de ser imperfeito”, tem esse efeito de nos encorajar a ser quem realmente somos, a assumirmos a nossa verdade e a usufruir das oportunidades que a vida nos oferece.

Conhecem estes ou outros livros que nos convidam a conhecer a nossa sombra? Partilhem, comentem… Adoraria saber! Esta semana as músicas continuam a entoar-me no ouvido e enquanto escrevo este texto lembro-me desta… que tem tudo a ver com o tema. Clica aqui para ouvir.

As vezes descer à tua cave interna pode ser um verdadeiro desafio, os livros ou documentários podem não ser suficientes e podes necessitar de alguém te apoie neste processo, que “veja de fora”  sem te julgar e te vá auxiliando na medida em que vais iluminado e integrando as tuas sombras e, assim, te vais tornando mais inteira. Se for esse caso, fala comigo, poderei apoiar-te! Juntas poderemos ir ultrapassando passo a passo esta caminhada reveladora de ti mesma!

Filipa Martinho – Consultas de desenvolvimento humano de carácter pessoal, orientação e aconselhamento via Skype ou presencial. Cursos e workshops de autoconhecimento presenciais e online. Sabe mais aqui. Queres agendar uma consulta ou participar numa formação? Entra em contacto por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s