AMIGOS, FAMÍLIA DA ALMA

AMIGOS, FAMÍLIA DA ALMA

4ff9d0_86b8ae5d832941cab3298c20e1246a01-mv2_d_4592_3056_s_4_2A amizade é sempre algo que vamos desdobrando e descobrindo ao longo da vida. Todos temos o nosso conceito de amigos, porque muitos ou poucos, todos temos amigos, mas vamos descobrindo que as amizades podem manifestar-se de tantas formas e essa é a verdadeira magia! Provavelmente já todos esquecemos a ideia inocente da nossa infância de que iríamos ser bff (best friends forever) para toda a vida, que nunca nos iríamos separar, íamos fazer tudo juntos. Trabalhar, casar na mesma altura, fazer as mesmas viagens… tão giro pensar como na nossa infância tudo isso nos acrescenta propósito! No entanto, com o passar dos anos, vamos percebendo que afinal não é assim e até há alturas em que nos desiludimos tanto que já nem acreditamos na amizade, ou pelo menos na forma como pensávamos que era. Sim, com o passar da idade temos a tendência de ter os poucos mas bons, talvez alguns dos tais que afinal nos foram acompanhando ao longo da vida, outros por sua vez foram ficando para trás, foram-se esquecendo. Muitas vezes por nada em particular, simplesmente porque os caminhos da vida eram diferentes dos nossos e nessa mesma caminhada, vamos percebendo que afinal não era como imaginavamos na infância, mas que a vida nos brinda sempre com o que tem de melhor e no que toca às amizades, ela é sempre sábia e criativa.
Afinal descobrimos que temos vários tipos de amizades e cada uma se enquadra na nossa vida da forma certa. Há os amigos de toda a vida, aqueles que estão sempre por perto, que nos apoiam e riem connosco, aqueles com quem por vezes marcamos os nossas jantares e cafézinhos. Há os amigos que conhecemos desde sempre, mas por objetivos diferentes, cada um seguiu o seu caminho, não se veem com frequência mas vão mantendo o contacto e quando o fazem é sempre com a nostalgia dos tempos já passados.Dentro destes, há também aqueles com quem quase nunca mais falamos, mas mantivemos o número de telemóvel e, curioso, são ao mesmo tempo aqueles que se precisarmos de alguma coisa, eles estão lá para apoiar, mesmo que já não nos vejamos há quase 10 anos! Há os amigos que aparecem na nossa vida em determinado momento e depois, da mesma forma, desaparecem ou pelo menos o vínculo diminuiu, mas está tudo bem, porque parece que eles estiveram no momento em que tinham de estar e fazem parte, assim, de um determinado marco da história da nossa vida! Há ainda os amigos dos amigos. Sim, pode parecer estranho, mas se imaginarmos, por exemplo, uma situação na nossa vida em que precisaríamos de alguma solução para uma situação e falamos com os amigos próximos, que por amor e amizade contactam outros amigos que tu não conheces para te apoiarem nessa solução e, de repente, reparas o quanto és abençoado por um universo de pessoas que te rodeiam, que estão contigo e estão lá para ti!
Sempre senti que os amigos são a família da alma, aqueles com quem não temos propriamente vínculo sanguíneo, mas com quem temos uma ligação divina e sabemos que fazem parte, porque embelezam a nossa vida, porque acreditam em nós quando ninguém mais acredita, porque nos apoiam na alegria e tristeza, na saúde e na doença (como se diz nos casamentos). Afinal, isto de ser e ter amigos, é um estatuto de responsabilidade, pois sem contratos e sem papéis, amamos e somos amados e estamos lá uns para os outros honrando um compromisso que em nome dessa amizade fizemos para connosco mesmos e para com aqueles que tão simplesmente estão na nossa vida, porque lhe dão ainda mais significado… os amigos!
(Claro que este texto é dedicado a essa minha família da alma: os meus amigos).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s