OLÁ, VERÃO!

OLÁ, VERÃO!

4ff9d0_2d00bcc99a684517b7f29f411b7f1ee8-mv2_d_4592_3056_s_4_2.jpgE estamos no Verão, estação de dias grandes, calor, férias, praia e piscina, mar e rio. O solstício do Verão era celebrado pelas antigas tradições pagãs, como Litha, estação de abundância e das águas. A água que representa as nossas emoções, assim como a fertilidade, a transformação, a força, a limpeza e a purificação. Se olharmos para estas características e estando nós precisamente a meio do ano, é boa altura para nos prepararmos para viver a próxima metade e tirar partido daquilo a que esta estação nos convida para que possamos desfrutar em pleno. A que nos convida então o Verão?

Relaxar

Não será por acaso que as férias habitualmente são nesta altura. Talvez já não gozemos momentos de fazer nada desde o verão passado, por isso, sem dúvida que esta é boa altura para isso. Relaxar pode ser feito de diversas formas, tanto a apanhar sol numa espreguiçadeira, como a dançar num sunset ou a passear. Pode ser a ouvir música, a olhar uma paisagem ou a conversar, a dar um mergulho no mar… é sempre aconselhável equilibrar entre o relaxamento físico com o mental para nos sentirmos plenamente bem. Evitar preocupações é fundamental. Afinal, para que servem elas? Apenas para stress. Rentabiliza o teu tempo com o que e quem te faz bem, afinal, está sol, calor e é verão!

Balanço

Metade do ano já passou, então talvez seja uma boa altura para fazer um pequeno balanço da primeira metade. Ver o que correu bem ou nem tanto, aproveitar para eliminar coisas que percebemos que já não importam, sejam objetos, pessoas, emoções ou crenças e transformar, tal como as águas se transformam! Quem sabe mudar algo na vida: de casa, de trabalho, de relacionamentos, de amigos… nunca se sabe. O balanço serve para nos trazer equilíbrio e “ganharmos” espaço na nossa vida com o que realmente queremos que a preencha.

Planos

Depois de um balanço, nada como criar um novo plano de ação. Realmente o ano corrente inicia em Janeiro, mas é interessante como temos tendência a planear situações novas a partir de Setembro, quando efetivamente tudo regressa ao trabalho e, de alguma forma, sentimos como se fosse o último “round” antes do ano terminar. Então, vamos aproveitar para isso: quais são os teus bons planos para os últimos meses do ano? O que iremos por em ação? Planear o que for possível: dias de trabalho, momentos com família, amigos, connosco próprios. Faz planos para a tua vida mas, como eu costumo dizer, deixa espaço para os planos que a vida também tem para ti!

Família e Amigos

É suposto que estejam presentes ao longo de todo o ano, mas infelizmente nem sempre é assim que acontece ou, pelo menos, não com a devida dedicação. Va lá, vamos confessar, há quanto tempo está para ser marcado aquele jantar? Aquele café? Aquela visita ou aquele passeio? Agora não serve a desculpa “porque está frio, ou a chover, ou os dias são pequenos, ou há muito que fazer”. Em várias ocasiões temos oportunidade para perceber o quanto a vida é vivida minuto a minuto e não sabemos o que nos espera o dia de amanhã, por isso, vamos aproveitar para fazer a nossa “agenda de verão” e marcar tudo aquilo que está pendente em relação aos que tanto queremos.

Sair e conviver

As estações sempre nos indicam como viver o nosso dia a dia durante esse período. Não é por acaso que no inverno nos apetece estar mais em casa (hibernar) e o verão nos convida a sair, quase não apetece estar em casa (exceto quando estão 40ºC), porque é de facto uma estação de extroversão. Por isso, é saudável sair da “toca”, conviver, apanhar sol, reforçar os níveis de vitamina D, passear à noite, aproveitar para conviver nos jantares, nos terraços ou numa esplanada com um geladinho ou uma sangria a acompanhar.

Ação

Lembraste do que planeaste no primeiro semestre mas ainda não o tinhas feito porque tinhas muito que fazer, estava mau tempo e não tinhas vontade…? Pois, o momento é agora!  Fazer de uma vez por todas o que estava pendente, para não termos de “arrastar” isso por mais meio ano. Sim, agora os dias são maiores, o tempo está ótimo e temos mais tempo:  o momento é agora! Como diz a música “fazer o que ainda não foi feito”, pois se não for agora, não será com certeza a partir de Setembro com outros compromissos. Aproveita aquele cursinho de verão, lê o tal livro, vai ao tal concerto, faz a tal viagem ou passeio. Preenche-te nesta época do ano que tanto tem para te oferecer.

Estas são apenas algumas sugestões mas há muitas mais e as tuas dicas serão muito bem vindas. No entanto vamos aproveitar para fluir, tal como a água, e desfrutar desta maravilhosa estação que a vida nos dá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s