NUTRIR OS 6 SENTIDOS

NUTRIR OS 6 SENTIDOS

SONY DSCNo nosso dia a dia, com as inúmeras atividades que temos e o ritmo acelerado com que estamos, não damos atenção às pequenas coisas. Comemos por comer, respiramos porque é automático (felizmente), mais do que ouvir a confusão à nossa volta, estamos ao mesmo tempo a ouvir a confusão dos nossos pensamentos. Aliás, parece que temos uma voz a lembrar das 1001 coisas para fazer, fazer e fazer. Como passamos o dia a olhar para as atividades que realizamos, não nos apercebemos daquilo em que tocamos e o que sentimos… os nossos sentidos parece que estão em modo automático e esperamos que pelo menos não parem de funcionar!

As coisas às vezes podem não ser como gostaríamos e, sem nos apercebemos, acabamos por piorar as coisas, pois escolhemos ver tudo de forma cinzenta! Sim, podemos escolher a forma como encaramos a nossa vida e aquilo que nela acontece, podemos estar a passar pelos maiores desafios, mas a cada momento lembrar-nos do quanto merecemos momentos de bem estar e prazer que estão facilmente ao nosso alcance. Com certeza os desafios poderão lá continuar, mas esses pequenos gestos diários connosco próprios podem fazer com que encaremos tudo de forma mais leve e mais fácil e é tão simples quanto deliciar os nossos sentidos, porque tudo começa por aqui.

Olhar

Olhar para coisas que gostes e te façam sentir bem! Não viajemos em utopias, sei que seria maravilhoso estarmos a ver uma praia nas caraíbas e se quiseres fechar os olhos e imaginar esse cenário, garanto-te que vais sentir-te melhor, mas falo em pequenas coisas que te rodeiam, independentemente da tua atividade profissional, podes embelezar o que te rodeia. A tua casa, o teu carro, o que estiver dentro da tua carteira, a tua agenda, uma simples caneta, o que quer que te rodeie, procura embelezar com pequenas coisas que possam fazer a diferença. Vê paisagens e pessoas que te façam sentir bem, tem consciência que estás a alimentar a tua alma através da informação que os teus olhos recebem. Pode ser uma moldura com imagens, um vaso com uma planta, a imagem de fundo do teu pc ou telemóvel… as possibilidades são infinitas e claro, tu mesma, é importante que gostes da pessoa que vês ao espelho!

Ouvir

Tantas coisas que ouvimos e nos fazem arrepiar! Música, palavras, sons… pode estar uma grande confusão à tua volta, mas uns headphones com a tua música preferida, mudam qualquer cenário! Grava no teu telemóvel músicas ou vídeos de que gostes e que estarão sempre disponíveis para quando precisares.

Procura ouvir coisas que sejam agradáveis para ti, onde quer que estejas, está atento, podes gostar de sons mais calmos ou mais mexidos, isso não importa, importa sim o que é da tua satisfação e procura estar com pessoas com quem sabes que irás ouvir coisas agradáveis.

Respirar

Respirar só porque sim, porque temos de viver e nem pensamos muito nisso… é o habitual! Mas a nossa respiração pode ajudar-nos a relaxar, a sentirmo-nos melhor e se, ainda por cima, pudermos sentir aromas e cheiros que adoramos, tanto melhor! Quais são os teus aromas preferidos? O teu perfume? O cheirinho da roupinha de um bebé? Flores? O mar?

Procura ter o aroma do que tu mais gostas perto de ti, se isso for possível, ou tira um momento do dia para ires ao local onde podes encontrar o aroma que mais gostas. Seja como for, é importante que da mesma forma, o teu olfato possa usufruir de bons aromas, pois isso vai fazer com que te sintas bem!

Paladar

E que tal em vez de comer por comer… degustar?! Porque algo que existe para nos nutrir é tantas vezes negligenciado… ouve-se tantas vezes “como qualquer coisa”, sem pensarmos no que isso pode significar.

Este ponto fez-me lembrar o filme Ratatouille da Disney e do prazer que a comida pode oferecer. Não é necessário ir a um restaurante gourmet para ter estas experiências, podemos fazer isso com uma simples sandes que preparamos em casa, combinando ingredientes, adicionando ervas aromáticas e especiarias, por exemplo… A alimentação está relacionada com a nutrição, com aquilo que nos faz bem. Então, degusta, come com calma, saboreia, sente os ingredientes, torna a tua refeição num momento de descontração, bem estar e prazer.

Toque

Lembras-te da sensação de moldar plasticina ou barro? De tocares em areia ou pedras? Ou num boneco de pelúcia? De sentires uma manta suave a abrigar-te? De afagares o pelo do teu animal de estimação? O que vestes é agradável à tua pele? Qual é a sensação de quando colocas um creme no teu corpo ou rosto? Como é sentires o toque ou um abraço de alguém que gostas?

A pele é o maior órgão do corpo humano e por isso é tão bom ter boas sensações com atitudes tão simples… fazer automassagem na cabeça, ombros, sentir a chuva a cair, ou simplesmente a temperatura da água quando lavas as mãos, ou a sensação de tocares no teu cabelo… coloca a tua atenção nas texturas que tocam a tua pele e sente tu aquilo em que tocas, o quanto é ou não agradável. Rodeia-te de texturas e toques agradáveis. Que durante o dia possas desfrutar de sensações tácteis agradáveis com as mais pequenas coisas, sente isso como um mimo a ti.

 O 6º sentido?

Sim! Aquele que te guia, que te orienta e te leva sempre no sentido do teu melhor, do teu bem estar. A tua intuição, o teu instinto fazem parte de ti. Desligar a mente, relaxar, contemplar, respirar, confiar! Seguir o teu 6º sentido é seguires a ti mesmo, pois este leva-te sempre onde a alma se nutre.

Habituamo-nos a esperar por ocasiões especiais para termos momentos de bem estar e prazer no nosso dia a dia, mas se estivermos disponíveis para tirar partido a cada momento do nosso dia, poderemos perceber que as ocasiões especiais podem ser agora. A cada minuto do nosso dia, em cada atitude que eu tenho, pois os nossos sentidos podem oferecer-nos momentos e sensações em tudo o que realizamos e, dessa forma, deixamos de esperar pelo momento certo para algo… basta experimentar! Como vais agradar aos teus sentidos hoje?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s