DIA DA CRIANÇA

DIA DA CRIANÇA

4ff9d0_0d3cee9bd0d24a9ea6f80008451f7651-mv2_d_4592_3056_s_4_2.jpgHá quanto tempo não brincas? Há quanto tempo não vais a um parque infantil para te divertires? Há quanto tempo não lês um livro ou vês um filme infantil? Ah, pois, agora somos adultos, não temos idade para essas coisas, fazemos isso na medida em que temos filhos ou sobrinhos, mas brincamos para eles, não com eles, porque nos pedem e brincamos desde uma perspetiva moralista e educacional. Afinal somos adultos e não podemos perder a compostura, as crianças ainda são pequenitas para nos ensinarem alguma coisa, nós é que ensinamos e educamos… e vamo-nos tornando uma seca! Já nem nos lembramos como fazíamos na nossa infância, sim, por um lado ela pode estar já bem lá atrás, por outro, talvez por vários motivos, preferimos não a recordar e com o tempo e sem nos apercebermos fomos perdendo essa luz e essa cor do nosso ser criança

“Todos temos uma criança dentro de nós”. Abençoada expressão que não podia estar mais certa! Essa criança dentro de nós pode estar triste, esquecida, apagada pelo tempo, mas é tão simples, prazeroso e divertido despertá-la… basta dar a essa criança aquilo que ela mais precisa: amor, atenção e… brincadeira! Ao fazeres isso, mais do que cuidar dessa tua criança interna, estás a cuidar de ti, pois ela és tu.

Relembra o que é brincar com as crianças que te rodeiam, deixa que sejam elas a relembrem-te a imaginação infinita, a criatividade incrível, a esperança viva de acreditar que tudo é possível, deixa que as suas gargalhadas iluminem o teu dia, vê através delas como confiar na vida!

Quem nunca viveu a experiência de estar a passar por um dia difícil que se abrilhantou com a alegria sincera de uma criança? Podemos despertar a nossa criança interior tomando contacto com elas, brincando como crianças e com crianças, deixando que a sabedoria delas nos inunde de sorrisos. O conceito é: Paremos de nos “adultizar”, vamos brincar, desfrutar e, principalmente, vamos parar de “adultizar” as crianças que nos rodeiam, sejam filhos, sobrinhos, primos. Se nós adultos estamos “demasiado” adultos e isso é pesado de mais, “adultizar” uma criança é castrá-la da sua própria infância, da formação da sua própria individualidade, da sua espontaneidade e do seu lado divertido. Não as tentemos converter em adultos em miniatura. Nós adultos sim, sabemos o que é a infância porque já a vivemos e mesmo que não tenha sido a melhor, vamos sempre a tempo de a cicatrizar, dando à nossa criança interior aquilo que ela não teve, agora cada um de nós pode fazê-lo por si próprio… amar-se cada vez mais, dar atenção a si mesmo, ouvir os seus próprios sonhos e vontades e, claro, brincar, divertir!

Quando precisamos de desenvolver a nossa imaginação e criatividade, fazêmo-lo a partir da nossa criança interior, ela imagina o infinito. Quando precisamos de seguir me frente, ouvimos a nossa criança interior, ela sabe sempre o caminho. Quando estamos tristes, a nossa criança interior sorri para nós, pois nela a esperança existe sempre. Quando pensares que algo pode não dar certo, para a tua criança interior, tudo é possível!

Lembra-te de ti enquanto criança e cuida de ti. Acima de tudo lembra-te que daquilo que uma criança mais gosta é de alegria. Por isso, diverte-te mais como uma criança, não tenhas medo do ridículo, vais divertir-te, vai valer a pena, vais alegrar a tua criança interna e as crianças que te rodeiam, sejam filhos ou sobrinhos. Elas vão adorar e tu vais redescobrir em ti uma parte tua que já tinhas esquecido. Por falar nisso, ao que gostavas mais de brincar? Quais eram os teus desenhos animados preferidos? Quem era o teu melhor amigo nessa altura?

Feliz Dia Mundial da Criança. Diverte-te.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s