CONSCIÊNCIA HUMANA

CONSCIÊNCIA HUMANA

SONY DSC

Quando evitamos olhar para o que mais nos magoa no planeta, seja em relação à própria Mãe Terra, aos animais ou aos seres humanos e entramos nessa negação, estamos a fazer uma escolha. Escolhemos compactuar a não fazer nada e nem nos apercebemos que neste negrume temos a oportunidade de escolher atuar, solidarizar, consciencializar e ver o lado positivo do ser humano. É uma questão de consciência social, de consciência humana. Talvez não possamos fazer muito, mas sempre podemos escolher fazer alguma coisa, pois é sempre uma escolha! Uma grande amiga minha costuma dizer “funcionamos como ondinhas de choque” referindo que basta alguém começar a tomar uma atitude que parece que aos poucos outros são influenciados a tomar essa mesma atitude. Então, basta-nos começar, seguindo as palavras de Gandhi “sê a mudança que queres ver no mundo”.  Sim, podemos fazer alguma coisa, é só escolher. Olha estas ideias em baixo:

1. Partilhar nas Redes Sociais

Partilhamos tanta coisa, porque não partilhar causas que valem a pena publicitar? Ajudar a tomar consciência. Somos o povo, somos a maioria, somos humanos, somos a massa, através de uma simples partilha podemos chegar longe, fazer perceber a governos e autoridades locais que estamos atentos, que aprovamos ou reprovamos a forma como estão a agir. Não é necessário induzir discórdia ou mais guerra, é partilhar uma tomada de consciência. Partilha, partilha, partilha. Já dizia o ditado “água mole em pedra dura…”

2. Assina petições (em que acreditas)

Habitualmente as petições que procuro assinar são aquelas que possam vir de fontes credíveis e que conseguem ao mesmo tempo interagir com governos, como por exemplo a Amnistia Internacional ou a Avazz.
Com certeza que por e-mmail ou nas redes sociais aparecem com frequência petições para assinar de diversas causas relativas às injustiças com o ser humano, questões ambientais, com animais, etc. Vais dizer que custa muito abrir o ficheiro, assinar e depois partilhar e convidar outros a fazerem o mesmo? Vá lá, política da avestruz não costuma funcionar, mas a tua simples assinatura, a simples assinatura de outros, podem originar milhões de assinaturas que podem fazer a diferença.

3. Torna-te assinante, apoia causas, faz um donativo

Seja uma ação ou causa nacional ou internacional e, claro, sempre dentro da tua disponibilidade financeira. Se puderes tornar-te assinante, ótimo, sabe que depois esse apoios podem reverter no teu IRS. Se isso for complicado para ti, podes fazer um donativo pontual com o valor que te for possível. 1€ conta, ao contrário do que pensamos, porque esse euro junta-se a tantos outros.

4.Voluntaria-te

O tempo é um bem precioso. Se te for possível, podes oferecer um pouco do teu tempo para ajudares uma instituição ou associação. Podes levar palavras de apoio, sorrisos, boa disposição, irmandade, tudo vale a pena.

5. Oferece o que já não precisas

Aí bem ao teu lado ou do outro lado do oceano, aquilo que já te ocupa espaço em casa, pode bem ser aquilo que alguém precisa. Roupa, brinquedos, livros, material escolar que já descartamos, podem ser contributos preciosos.

 6. Energia positiva

De acordo com as tuas crenças, podes orar, meditar, ter pensamentos positivos e afirmações positivas para esses locais, ou para todo o planeta. Pode parecer algo estranho, mas não é, já está mais do que provado a força dos pensamentos, das palavras, da oração e da meditação, por isso contempla isto de alguma forma nas tuas rotinas espirituais.

 Obviamente não tens de fazer isto tudo, não é essa a ideia. Lembra-te que tu também és humano, tu contas e que o mundo precisa de ti. O que vais ganhar com isso? A sensação de que fizeste a diferença, o calor do sentimento da compaixão e da empatia e de quando fazes pelo outro, fazes também por ti próprio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s