5 DICAS PARA UTILIZAR ÓLEOS ESSENCIAIS

5 DICAS PARA UTILIZAR ÓLEOS ESSENCIAIS

DSC02935x.jpg

Tenho partilhado convosco imensos artigos e receitas sobre aromaterapia e óleos essenciais biológicos. No entanto, há cuidados a ter na utilização dos mesmos. Não quero alarmar, porque nem é caso para isso, mas como tudo o que utilizamos na vida, é importante que seja utilizado com segurança. Os benefícios da aromaterapia são imensos, é algo em que realmente vale a pena apostar, basta utilizá-la com os devidos cuidados e tudo estará bem!

Deixo-vos aqui algumas regras de segurança muito simples e a ter em conta quando utilizamos óleos essenciais.

1. Em primeiro lugar, devemos escolher sempre óleos de qualidade (vejam este post para ficarem a conhecer os critérios) porque afinal é um produto que colocamos na pele, inalamos e muitas vezes ingerimos e, por isso, devemos utilizar bons óleos essenciais.

2. Já repararam que em quase todas as receitas que partilho, utilizo sempre material de loiça, vidro ou madeira? Não é por acaso. Sempre que preparamos um chá, uma inalação ou o que for, devemos utilizar essencialmente esses materiais aquando da confeção e evitar utilizar metais e plástico, pois os óleos interagem com estas matérias e vão sendo libertadas como que micropartículas dos mesmos que depois acabamos por ingerir.

Não estou a dizer que uma vez porque não tinham outra coisa à mão utilizaram esses materiais, não é isso, é o uso frequente. Por exemplo, eu tomo chá com o óleo essencial de limão diariamente, nunca utilizo uma chávena de plástico ou metal.

E as embalagens de plástico dos shampos, cremes onde tantas vezes são colocados óleos essenciais? Habitualmente são embalagens que estão preparadas para esse fim. Como também são produtos para utilização externa, o risco é muitíssimo menor. Eu utilizo sem qualquer problema. Se quiseres, no entanto, podes optar por colocar em recipientes de vidro no caso de quereres juntar algum óleo essencial ao teu produto.

3. Jamais utilizar um óleo essencial com um produto de cosmética que não seja biológico, neste caso químico. Os óleos essenciais são a essência natural das plantas. Por isso, penetram nas camadas mais profundas da pele. Se por acaso utilizares um produto químico, este pode “apanhar” boleia com os óleos e causar interações e reações alérgicas… e claro, depois culpamos os óleos sem terem culpa de nada. Por este motivo é que também sou uma grande defensora da cosmética biológica, por não ter produtos químicos e não haver riscos de interações. Se leres os artigos anteriores, vais perceber que cada receita que sugiro com óleos essenciais, são sempre utilizados com cosméticos biológicos. Aproveita a utilização dos óleos essenciais para mudares também os teus cosméticos habituais, tiras partido de ambos e a tua pele agradece.

4. Na dúvida, quando utilizares um óleo essencial coloca sempre um óleo vegetal biológico como base. Tens variadíssimos: sésamo, onagra, macadâmia, jojoba, coco. Ou então usa um creme/loção biológica, ou misturas os óleos essenciais nos mesmos.

Há óleos essenciais que se forem biológicos podem aplicar-se diretamente na pele, como é o caso da Lavanda, do Tea Tree, da Camomila. No entanto, há outros que podem ser mais agressivos para a pele. Das duas uma, ou consultas um aromaterapeuta da tua confiança e perguntas ou coloca sempre um óleo ou creme como base e, como referi no ponto anterior, que sejam biológicos.

5. Em relação à ingestão, nem todos os óleos se podem ingerir, esta é outra questão que deves sempre perguntar a um aromaterapeuta. Mas quando se ingerem, estes deverão ser sempre com uma base doce (geleia de arroz, agave, mel, um rebuçado, etc) ou uma gordura (azeite, óleo de coco, etc). Não é por acaso que o chá com óleo essencial de limão leva mel ou uma geleia. Jamais tomar diretamente, pois podem causar mal estar!

Como podes perceber são dicas muito simples que se adotam na perfeição e que garantem que desfrutes muito de todos os benefícios que os óleos essenciais e a aromaterapia têm para oferecer. Em caso de dúvida… não fazer e perguntar. Eu estarei aqui para responder da mesma forma que um aromaterapeuta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s