SAUDAVELMENTE EGOÍSTA

SAUDAVELMENTE EGOÍSTA

SONY DSC“Preocupo-me demasiado com os outros”. “Não consigo colocar-me em primeiro lugar”. “Tenho dificuldade em dizer que não”. Quem não conhece estas expressões?

Ensinaram-me que o bonito era cuidar em primeiro dos outros, nem que eu mesma já estivesse de rastos. A componente religiosa do coletivo teve uma forte responsabilidade aqui. Então, não se preocupar com outros era sinal de egoísmo e seria mal visto… A ordem era esfolar até não poder mais!

Lembram-se daquele exemplo nos aviões em que avisam que “em caso de despressurização deverá colocar a sua máscara primeiro e só depois auxiliar quem está ao seu lado”? Faz tanto sentido! Cuidar de nós primeiro, colocar-nos em primeiro lugar, não significa de forma alguma não nos preocuparmos ou apoiarmos o outro. Significa, antes, que para o fazermos temos de estar bem connosco próprios. Caso contrário, também não estamos a dar o melhor de nós. Significa também que renunciamos a quem não nos respeita, a quem ultrapassa os limites do bom senso, a quem muitas vezes não quer fazer a sua parte para que alguém a faça. Quantas vezes somos nós a fazer essa parte que não nos compete sem nos apercebermos? Talvez na nossa boa intenção, tenhamos limitado a aprendizagem e o desenvolvimento do outro.

Sei que quando estamos uma vida inteira a colocar os outros em primeiro lugar, é difícil adotar uma nova postura. Como será que nos vão encarar quando dissermos “não vou” ou “não faço”? Das primeiras vezes, vai custar, porque corremos o risco de levar um rótulo visto como tão amaldiçoado: Egoísta!

Sim. É preciso ser saudavelmente egoísta, porque primeiro está a minha vida e as minhas prioridades. E, ainda assim, posso apoiar. Isso não implica que faça algo por ti, mas antes que faça contigo. Para que essa colaboração resulte eu tenho de estar no meu melhor, sentir-me bem comigo mesma, com as baterias carregadas. Porque tenho de me lembrar de algo muito importante: é que quando te digo “sim” a ti, estarei a dizer “não” a mim mesma e, no apoio que te ofereço, está a minha dedicação, a minha energia e o meu tempo. O meu “sim” terá de ser sempre para mim primeiro, pois podes sentir que traio a tua confiança quando te digo “não”, mas pelo menos não me trairei a mim mesma!

Saudavelmente egoísta porque o meu tempo e a minha vida têm um preço bem elevado e eu é que avalio o quanto e quando estou disposta a oferecer. Saudavelmente egoísta porque o amor por mim mesma e pela minha vida ninguém paga e se abrir mão dele, serei a única a pagar bem caro por isso.

Estarei sempre para os outros, porque gosto de apoiar, partilhar, colaborar. A vida é feita de relações, umas boas, outras nem tanto, mas que ensinam sempre algo. No entanto, quando estiver lá para o outro, ele saberá que, antes disso, negociei comigo mesma essa disponibilidade e que estarei a 100%, porque quando sou saudavelmente egoísta, significa que estou muito bem comigo mesma e levo o meu melhor para apoiar o outro. Por isso, o meu apoio, a minha disponibilidade e a minha colaboração serão do melhor!

One thought on “SAUDAVELMENTE EGOÍSTA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s