BELEZA CONSCIENTE

BELEZA CONSCIENTE

SONY DSCO meu gosto por cosméticos vem desde muito jovem. Sempre gostei de cremes, cheirinhos, texturas e maquilhagem. Sempre tive o armário cheio de frascos e frasquinhos, obviamente que nunca questionei o que teriam os produtos, nunca me preocupei qual a sua origem, nunca me dei ao trabalho de ler os rótulos com aquelas letras minúsculas, desde que tivesse um bom cheirinho, um bonito frasco e se fosse de uma marca reconhecida, à partida seria excelente.

Desde a adolescência que sofria do chamado “eczema atópico”. Basicamente resume-se a uma alergia de causa desconhecida, certo é que me dava imensa comichão. O que é que eu fazia? Colocava mais cremes para melhorar. Não resultava, nem com consultas de dermatologia, nem cosméticos de perfumaria, nem farmácia, nem nada!

Há uns anos atrás, quando comecei a procurar outras áreas como a aromaterapia, comecei a ler um pouco mais sobre cosméticos e fiquei impressionada comigo própria por ter, basicamente, acreditado em publicidade sem me questionar o que colocava no maior órgão do meu corpo… A pele! Ainda por cima um órgão responsável por “trocas” no nosso organismo e que, por isso, absorve o que se lhe coloca! Parabenos; PEG’S; SLS; Parafinas; Corantes, etc.

Sem questionar, colocamos estes e outros compostos no cabelo (através de champôs, máscaras, amaciadores); rosto (cremes de dia, de noite, creme de olhos, protetor labial, maquilhagens); e no corpo (cremes de corpo; gel de banho, desodorizantes, protetores solares). Colocamos estes produtos diariamente ao longo de anos, intoxicamo-nos completamente sem perguntar, sem questionar e como se não bastasse no corpo, no rosto, no cabelo, está ainda presente “a mancha” de animais que sofreram para que possamos estar com a pele mais luminosa, o cabelo mais macio, a pele mais hidratada, mesmo que intoxicada! Isto deixou de me fazer sentido e lembro-me como se fosse hoje de chegar ao meu armário da casa de banho, ver os rótulos de todos os frascos e encher um saco do lixo cheio de frascos que a partir daquele dia jurei não usar mais, pois o meu conceito de beleza era já outro, eu mesma era já outra, mas o meu gosto por cosméticos mantinha-se… Por isso, resolvi inovar!

Sim, para mim foi uma inovação, começar a utilizar novos produtos, cuidar de mim, da minha beleza, mas agora de uma forma responsável e consciente! Comecei a ser mais exigente nos critérios, pois era importante que fossem livres de produtos químicos, amigos do ambiente, de comércio justo, elaborados à base de produtos orgânicos, preferencialmente biológicos e obviamente não testados em animais!

A surpresa foi muito agradável! Primeiro porque felizmente conheci várias marcas de cosmética no mercado com este conceito e lojas já vocacionadas para a venda destes produtos. Em segundo, descobri que estes produtos ficam francamente mais baratos, talvez porque não tenhamos de pagar os super frascos, nem a marca, nem os testes a animais; em terceiro, as texturas são maravilhosas e os aromas à base de óleos essenciais, tendo por isso um cheirinho suave e muito natural, evitando irritações, alergias de pele e dores de cabeça; em quarto, o facto de serem a favor de animais felizes (não testado em animais) e serem de comércio justo, faz com que os possa utilizar de consciência tranquila, por último e para saberem como terminou o meu problema de pele… simplesmente desapareceu!

Obviamente que também alterei os meus comportamentos alimentares, mas tenho a franca certeza que o ter alterado o tipo de cosméticos ajudou muito a recuperar, afinal, a reação cutânea que estava a ter, poderia ser apenas um reflexo de pele intoxicada ao longo de anos por produtos químicos e, com certeza, não iria melhorar quando o tratamento fosse colocar mais produtos da mesma espécie!

Falo na primeira pessoa, falo da minha experiência, falo porque valeu muito a pena a troca para cosméticos naturais e biológicos e que no verdadeiro sentido da palavra cuidassem bem da minha pele! Deixo-vos a sugestão e o convite a adotarem um conceito de beleza mais consciente e que possam também falar das vossas experiências. A minha valeu muito a pena!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s