UM SONO RELAXADO

UM SONO RELAXADO

xx.jpgHoje em dia são imensas as pessoas que se queixam que têm dificuldade em ter uma noite relaxada. O recurso a calmantes e ansiolíticos tem vindo a aumentar, mas ainda assim, acaba por estar em causa a qualidade do sono e o relaxamento natural.

Adormeço com bastante facilidade, raramente tenho uma noite difícil, mas desde sempre na minha rotina tive inseridas estratégias para adormecer bem e naturalmente e, por isso, quero partilhá-las convosco, para que possam ter um sono descansado.

Banho morno               

Sim, é por aqui que começo. Um banho antes de ir para a cama é um método milagroso, relaxa os músculos e com isso parece que nos libertamos de uns 100 kg. Além disso, tenho sempre a sensação que me liberto das preocupações do dia e que estas são levadas pela água.

Após o banho, aproveito para colocar no corpo o Óleo de Massagem Relaxante da Florame, fico com um cheirinho ótimo e uma sensação maravilhosa.

Leite (bebida de arroz) morno com agavé (ou mel), canela ou macaccino Iswari ou um chá

Um costume desde criança e que me faz sentir tão bem. Não recomendo ir para a cama com fome, eu simplesmente não consigo e uma bebida quente devolve conforto e bem-estar, pode ser bebida de arroz ou aveia com mel, canela, macaccino ou um chá relaxante à base de tília, camomila ou funcho.

Desligar tv, telemóvel, tablets e pc

No mínimo 1 hora antes de ir para a cama e, mesmo assim, nas horas anteriores, “filtrar” o que vemos na tv ou na internet, pois ao final do dia estamos mais relaxados e captamos com maior facilidade o que é transmitido. Por isso, imaginem o que é ver desgraças e logo a seguir ir dormir… Ao final do dia é importante garantir que o que vemos é agradável, bem-humorado ou relaxante e 1 hora antes, desligar tudo isso. E que fazer? Vê em baixo…

Ler, ouvir música, conversar ou fazer amor

Nós mulheres sabemos muito bem o quanto nos dá jeito algum tempo antes de irmos para a cama, temos sempre que organizar coisas para o dia seguinte, alguns momentos na casa de banho a desmaquilhar, ou pentear, etc. No entanto, essa hora antes de dormir, pode ser útil para ler aquele livro que andamos há meses para o fazer, ouvir a nossa música preferida (ainda que gostes de Happy do Pharrel, talvez seja melhor optares por algo mais calmo) e, se te for possível, podes sempre conversar seja com o teu companheiro/a ou… fazer amor! Está provado que, ao contrário dos homens, as mulheres depois de fazerem amor, despertam em vez de ficarem com sono; mas essa situação perdurará apenas uns minutos, basta colocares-te em conchinha que o sono vem e terás um soninho abençoado.

Respirações e meditação para relaxar

Utilizo esta técnica mesmo quando, por algum motivo, acordo a meio da noite.

Primeiro afasta todos os pensamentos e preocupações da tua mente. Se durante a respiração e a meditação surgirem, naturalmente, deixam-se passar, como se fossem nuvens no céu, nada de agarrar alguma preocupação.

Começar então por inspirar lentamente, conter uns segundos e expirar também lentamente e assim sucessivamente, 7 vezes. Se ainda estiveres acordada, podes fazer esta meditação de relaxamento que utilizo e é tiro e queda: basta começares a relaxar cada parte do teu corpo, começando nos pés, até à cabeça, passando inclusive pelos órgão internos. Ex: Relaxo os pés, depois as pernas, e agora as coxas… E por aí fora, muito calmamente. Posso dizer-vos que nunca consegui chegar à parte de relaxar a cabeça, adormeci sempre antes!

Uma solução muito utilizada pelas minhas clientes, é colocar um cd com meditações para relaxar e ouvirem enquanto adormecem… Parece-me uma boa ideia! Estas técnicas são para realizar já na cama, com a luz apagada para estimular a produção de melatonina (hormona responsável pelo sono).

Óleos essenciais

O óleo essencial de “Lavanda Hybrida” é, mais uma vez, uma escolha acertada para ajudar a relaxar e a adormecer. Colocar umas 4 gotas na almofada, ajuda a ter uma noite mais tranquila. Em casos mais difíceis, podem optar por óleo essencial de “Lavanda Angustifolia” e, neste caso, coloquem a porção ao equivalente a uma colher de chá de geleia de arroz, agavé ou mel na mão e misturem 2 gotas e toca a comer esta pequena mistura. Tem um estranho sabor a flores, mas isso facilmente se ultrapassa.

Outros óleos para colocar na almofada, podem ser o de bergamota (que ajuda na ansiedade) e camomila (como calmante). Importante é estes óleos serem 100% biológicos (recomendo os da Florame, pois conheço por experiência própria – pessoal e profissional – e são seguros).

Algumas pessoas perguntam-se se podem utilizar os óleos essenciais com as crianças, a resposta é sim. Para este caso de adormecer, podem colocar por exemplo 2 gotas de Lavanda Hybrida na almofada ou de bergamota ou bamomila. O sono será mais tranquilo garantidamente. As crianças adoram os óleos essenciais porque têm cheirinho agradável.

Claro que podem utilizar várias destas técnicas em simultâneo ou a que preferirem… É tão simples: Desligar a tv, tomar um banho morno, aquecer chá ou bebida e levar para a cama para beber enquanto se lê umas páginas do livro ou se ouve uma música e, por fim, se colocam umas gotinhas de óleo essencial de lavanda.

Garanto-vos uma noite bem descansada.

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