4 ÓLEOS, 4 DICAS

4 ÓLEOS, 4 DICAS

DSC00089 - Cópia.jpgNo dia a dia por vezes aparecem situações em que daria imenso jeito estar prevenida como, por exemplo, algum corte, uma dor de cabeça ou uma má disposição. A tendência é muitas vezes ou correr para a farmácia mais próxima ou esperar que a situação naturalmente se resolva. Mas, e se vos apresentar 4 soluções eficazes para algumas situações do dia a dia, que se torna bastante económico, prático de transportar, fácil de aplicar e que ainda por cima tem um aroma especial? Cada frasco de óleo essencial tem em média 10ml, isso traduz-se em mais de 100 gotas por frasco! Por isso tem imensa rentabilidade e torna-se a solução ideal para ter à mão.

Lavanda “Lavanda Officinalis Híbrida”

Todo o fã de aromaterapia têm este óleo! É um óleo rei que serve para tudo e mais alguma coisa. Conhecido pelas suas propriedades relaxantes e calmantes, serve também para cicatrização de feridas, queimaduras e como analgésico. Por isso, é uma excelente opção para aliviar o stress, relaxar em qualquer momento do dia, ajudar a dormir à noite e aliviar a dor.

Como antisstress durante o dia, pode colocar-se 2 gotas na zona do coração ou 2 gotas na zona do buço e têmporas, como também inalar profundamente diretamente do frasco. À noite, podem colocar-se umas 4 gotas na almofada (não se preocupem, isto não é um ansiolítico, ninguém vai ficar “pedrado” de sono”), já que ajuda a ter um sono tranquilo.

Árvore de chá (Tea tree) “Melaleuca alternifólia”

Excelente óleo que funciona muito bem como antissético, anti-inflamatório, anti-infecioso e fungicida. No fundo é um desinfetante natural. Pode ser aplicado em micoses, em picadas de insetos ou dermatites. Ou seja, pode ser utilizado em situações que causem comichão. Também é ótimo para o acne e obviamente para desinfetar cortes na pele.

Nestas situações, basta colocar 1 a 2 gotas, 2 vezes por dia (em caso de corte pode colocar-se 3 a 4) e para melhorar todo o processo, nada melhor como conjugar com o óleo essencial de lavanda, pois a árvore de chá desinfeta, por isso, pode colocar-se primeiro e de seguida a lavanda para cicatrizar. Também umas 2 gotas em cada situação.

Estes dois óleos são uma combinação perfeita.

Menta “Menta Arvensis”

Este é um óleo com efeito “gelo”. Sim, é um analgésico, anti-inflamatório e estimulante que ajuda a acordar rápido… Sabem aqueles momentos de manhã em que ainda estamos com muito sono? Ou ao longo do dia quando dão aquelas “quebras”? É este o óleo a ter à mão. Pegar no frasco e inalar profunda e tranquilamente 3 vezes, é um “despertador” instantâneo, ajudando a aliviar o cansaço.

Pode ser utilizado em momentos de uma simples dor de cabeça ou até em casos de febre (colocando 1 gota nas têmporas – atenção, afastar dos olhos). Em situações de má digestão (colocar uma gota na zona do estômago) e em entorses, ou qualquer situação que possa necessitar de efeito “gelo”. É ótimo em caso de queimaduras, inclusive solares.

Por ter um forte efeito refrescante, aconselha-se lavar as mãos imediatamente após a aplicação, evitando o contacto com os olhos.

 Limão “Citrus Lemon”

Este óleo ganha pelo aroma, é fabuloso! É um óleo que funciona como diurético, desintoxicante, aclarador e que aumenta a auto estima, porque é um aroma que nos dá logo boa disposição.

Como desintoxicante, aconselho a verem a receita do chá com óleo essencial de limão e a beberem diariamente, para desintoxicar o organismo. Ajuda também a aclarar os dentes (colocar 1 gota numa pasta de dentes biológica).

É sabido que o limão seca a pele quando aplicado diretamente, por isso é ótimo para colocar em verrugas, como também no acne (sim, pode combinar-se com o óleo essencial de árvore de chá, ou utilizar isoladamente)

Para a boa disposição, e como desintoxicante da mente, ir inalando diretamente do frasco ao longo do dia. É algo que podemos fazer quando estamos nas refeições ou em alguns momentos do trabalho… É tirar partido deste óleo e ganhar alegria!

 Estes óleos apresentados podem ser aplicados diretamente na pele. Para uma aplicação segura, todos estes óleos devem ser de cultura biológica certificada. Em caso de dúvidas, sintam-se à vontade para me enviar um e-mail ou consultem um aromaterapeuta certificado e da vossa confiança. Se quiserem saber como escolher um óleo essencial de qualidade, vejam este post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s