SEMANA DETOX #2

SEMANA DETOX #2

SONY DSCDesintoxicar a mente é um ponto mais do que fundamental quando pretendemos adquirir novos hábitos e efetuar mudanças. Num mundo onde somos constantemente “bombardeados” com notícias negativas, muitas vezes rodeados por pessoas que não nos apoiam, após anos e anos a fio a pensar de determinada maneira e de uma forma que nos pode estar a limitar, já para não falar do stress e preocupações constante a que estamos expostos diariamente… tudo isso pode estar a contribuir para vermos o mundo com uns “óculos” bem escuros e a acreditarmos que a vida é assim mesmo e paciência. Mas talvez não seja, talvez haja mais para lá desses limites.

Comecei por definir o que pretendia, nas várias áreas da minha vida. Eliminar coisas que me estivessem a ocupar demasiado “espaço” e me faziam desmotivar e desfocar do que interessa. Para ser mais fácil, comecei por escrever o que era verdadeiramente importante para mim, onde queria chegar e o que tinha de retirar de uma vez por todas. Isto causa sempre uma imensa dificuldade, acho que é aquela sensação de ter de meter a mão no caixote do lixo, mas tem de ser. Caso contrário, o contentor transborda.

Pessoas que são tóxicas na minha vida, fora! Situações que estou a viver a nível pessoal, profissional, familiar e que não me fazem sentido, fora! Atitudes, comportamentos e hábitos meus que não me têm ajudado, toca a alterar isso!

Às vezes também adio, procrastino, tenho preguiça, digo que sim quando quero dizer não, enfim, sou humana. Mas já chega! Fazer limpeza no escritório lá de casa, no armário da roupa, nas gavetas… tudo o que estiver a mais, fora. A nossa casa é uma personificação do nosso estado mental, por isso limpar a casa é aproveitar para limpar a mente e a vida.

Passear junto à praia, ver o mar e beber um cafezinho na esplanada de um bar

Até limpa a alma. Passear, desfrutar, não pensar em nada. Ver e ouvir mar. Sentir aquele aroma maravilhoso, aproveito para respirar fundo e mais calmamente, pois a correria diária por vezes não permite isso. Fico renovada e pronta para o resto do dia.

Afirmações positivas

Já há alguns anos que adotei este hábito, mudar o meu discurso e torná-lo mais positivo. Os orientais costumam dizer que as palavras têm força e nós, com expressões já bem enraizadas, nem nos apercebemos do real sentido do que estamos a dizer e, por hábito, adotamos o costume da queixa: “que desgraça”, “que azar”, “o dinheiro não chega para nada”, “o trabalho está cada vez pior”, “as pessoas estão cada vez pior” e de repente o mundo é uma verdadeira desgraça. Por isso, pensar e afirmar positivo, muda qualquer dia. “O mundo é um lugar bom”, “está tudo a melhorar”. É estranho no início, mas depois torna-se natural.

Visualização/Imaginação criativa

É isso mesmo… imaginar! Em momentos de maior stress, tensão ou confusão, fazer o quê? Continuar a stressar? Isso só se traduz em ansiedade e mau estar.  Nestas alturas, fecho os olhos por uns instantes e procuro imaginar/ver mentalmente uma imagem agradável, uma recordação de umas férias, de um momento de diversão, de alguém de quem goste. É incrível como tudo muda e nos minutos seguintes aquela confusão toda acalma e estou com maior capacidade para continuar. Afinal, stress gratuito é a melhor forma de desperdiçar energia.

Atividades extra

Pintar, escrever, desenhar, dançar, ouvir a tua música preferida, correr, caminhar ou qualquer outra forma de exercício físico… Tudo isto ajuda a tua mente a acalmar-se e a ganhares foco. Eu adoro escrever e recentemente integrei novamente os hábitos de exercício na minha rotina. Estava a precisar em todos os aspetos, além de mexer o corpo é uma boa forma de libertação mental e emocional.

Procurar orientação

Já ouviste dizer, com certeza, que “quem vê de fora, vê melhor”. Às vezes procurar orientação de alguém isento faz verdadeiros milagres. Sim, em determinadas alturas da minha vida, procurei orientação profissional, pois às vezes estamos tão embrulhados e emocionais que não conseguimos ver a situação como ela realmente é e, assim, muito mais facilmente o novelo  se organiza. Se for necessário, procura orientação, sem preconceitos. Pode ser coaching, constelações sistémicas, psicologia, psicoterapia… Algo que te faça sentido.

Agradecer

Porque a nossa cultura foi habituada a dar atenção aos problemas e a televisão fomenta isso diariamente, arranjei uma agenda diária e todos os dias escrevo o que agradeço. Às vezes, nem nos apercebemos das mais pequenas coisas e, então, comecei a fazer este exercício para lhes dar atenção e entender que são elas que tornam a minha vida tão abundante.

 Só estar

As vezes não é necessário mais nada, apenas sentarmo-nos confortavelmente, dar atenção à respiração, procurar que a mente fique vazia e estar apenas, sem stress, sem pressa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s