ÓLEO DE COCO

ÓLEO DE COCO

DSC06439.jpg

Os benefícios associados ao óleo de coco são inúmeros e não é por acaso. As suas propriedades fazem com que esta gordura seja não só maravilhosa, como também multiusos. Desde hidratante e nutritivo para a pele e cabelo a ótimo anti-inflamatório e antibacteriano, bem como excelente para cozinhar. Vale a pena comprar uma embalagem e repartir para as várias funções.

 Hidratação:

 Sim, é ótimo para a pele. Utilizo com imensa frequência. A pele fica luminosa, nutrida e, curiosamente, não fica gordurosa, pois o óleo é facilmente absorvido. O bónus é que tem um aroma fantástico. No verão, utilizo como after-sun, pois acalma e refresca a pele e como é transparente, nunca mancha a roupa.

Já para o cabelo, é bem conhecida a sua utilização pelas indianas pela sua capacidade nutritiva e pelo brilho que deixa. No entanto, não custa avisar: o óleo de coco solidifica a menos de 25ºC. Ou seja, na pele é fácil a aplicação, pois vai derretendo na mão e no corpo. No cabelo, se não estiver calor suficiente, ele pode solidificar e vai ser um desafio enorme tanto aplicar como remover. No verão ainda arrisco, mas durante o inverno costumo usar outros óleos para o efeito. Pode também ser usado nas unhas, nas cutículas ou para remover a maquilhagem, o que é fantástico.

 Higiene:

 Para higienização da boca, coloca  um pouco na escova de dentes e escova normalmente. Também podes fazer o conhecido oil-pulling, coloca um bocado de óleo de coco na boca (uma colher de sopa) e vai fazendo movimentos circulares (bochechar) para que o mesmo chegue a todos os locais da boca, entre 15 a 20 minutos. Não só ajuda a higienizar como a branquear os dentes se for utilizado regularmente em jejum.

É anti-inflamatório, cicatrizante, antibacteriano e reforça o sistema imunitário: 

Todos os dias de manhã ingiro uma colher de chá de óleo de coco, pois além de ser anti-bacteriano também reforça o sistema imunitário. Recomendado quando estamos com gripes ou constipações.

Também é excelente para o sistema digestivo e intestinal (para quem tem problemas de obstipação). Além de que, se queres ter uma pele e cabelos fabulosos, é importante não só a aplicação externa. A ingestão, faz esse “trabalho” de dentro para fora. Também coloco muitas vezes no chá com óleo essencial de limão que tomo diariamente e nos batidos matinais.

Na cozinha:

Podes utilizá-lo na confeção de bolos e sobremesas sempre que tenhas de adicionar uma gordura. Como suporta temperaturas acima dos 200ºC,  é ótimo para cozinhares com ele diariamente.

óleo de coco.jpg

Já tens motivos mais do que válidos para a utilização desta maravilha. Recomendo que compres logo uma embalagem grande e que repartas entre a cozinha e a casa de banho. O que compras para cozinhar, é o mesmo que colocas na pele, não é necessário estar com mais invenções e custos desnecessários.

 Este óleo, se estiver em ambientes mais frios, fica completamente sólido, mas com um pouco de calor fica liquido num instante. Não há como experimentares para te renderes. Recomendo, no entanto, ser biológico! Não facilites ao comprar um óleo que não o seja, pois não te posso garantir os mesmos benefícios.

 Eu sou super fã. Recomendo e recomendo. Experimenta e conta a tua experiência!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s