DAR E RECEBER

DAR E RECEBER

15417930_10211480631714624_1800257603_o.jpgPasseava eu na rua um dia destes quando casualmente alguém passa por mim a falar com uma amiga e diz “eu gosto mais de dar do que receber”. Fiquei a pensar naquilo, especialmente com a proximidade do natal, este discurso torna-se cada vez mais frequente.

Mas porquê gostar mais de dar do que de receber? Será que é mesmo difícil para as pessoas receber? O fluxo de dar e receber é o mesmo, só podemos dar bem e em equilíbrio se, da mesma forma, soubermos receber!

Se olharmos para outras culturas, entendemos que não saber receber ou não aceitar algo oferecido é uma ofensa. Sim, a necessidade de “dar” pode estar associada à nossa cultura educacional (“não, obrigada”), religiosa (“não devemos aceitar, mas antes dar”) ou também poderemos sentir que, por algum motivo, simplesmente não merecemos receber.

O que de errado poderíamos ter feito para ficarmos com a sensação de que não merecemos? Talvez, quando alguém nos oferece algo, estejamos a subestimar o nosso real valor, porque em algum momento da nossa vida, alguém por algum motivo pode ter-nos dito: Não mereces! E é bem provável que tenhamos acreditado nisso.

 Receber o que de bom a vida tem para nos oferecer é colocarmo-nos numa posição de recetividade e, por isso, de humildade. Isto porque ao mesmo tempo agradecemos. Receber permite que outros tenham o prazer de nos oferecer e nós o prazer de aceitar. É assim tão simples, afinal, alguém especial, por algum motivo, se lembrou de ti e teve vontade de expressar esse sentimento oferecendo algo (nem que fosse só um elogio) e agradecer com apreço é também uma forma de oferecer.

Porque se todos gostarmos mais de dar, quem é que vai receber o que quer que seja? Temos que receber para poder dar, só assim existe equilíbrio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s